O que são compressores de parafuso?
O princípio para um compressor de deslocamento rotativo na forma de parafuso duplo foi desenvolvido durante a década de 1930 quando precisou-se de um compressor rotativo com vazão alta e fluxo estável sob variadas condições de pressão. As principais peças do elemento de parafuso duplo são os rotores macho e fêmea, que giram em sentidos opostos, enquanto o volume entre eles e o corpo diminui.
Cada elemento de parafuso tem uma relação de pressão incorporada fixa que depende do seu comprimento,
do passo do parafuso e da forma da porta de descarga. Para alcançar máxima eficiência, a relação de pressão incorporada deve ser adaptada à pressão de trabalho necessária.
O compressor de parafuso geralmente não é equipado com válvulas e não possui forças mecânicas que causam desequilíbrio. Isso significa que o eixo pode trabalhar em alta
velocidade e que é possível combinar uma grande vazão com pequenas dimensões externas. Uma força atuante axial, dependente da diferença de pressão entre a entrada e a saída, deve ser superada pelos rolamentos.
Compressores de parafusos isentos de óleo
Os primeiros compressores de parafuso duplo possuíam um perfil de rotor simétrico e não usavam nenhum líquido de resfriamento dentro da câmara de compressão.
Eles eram chamados de compressores de parafuso isentos de óleo ou secos. Os compressores de parafuso modernos, de alta velocidade e
isentos de óleo possuem perfis de parafuso assimétricos, resultando em uma eficiência energética significativamente aprimorada, devido à redução do vazamento interno.
Engrenagens externas são usadas com mais freqüência para sincronizar a posição dos rotores que giram em sentidos opostos. Como os rotores não entram em contato
um com o outro nem com o corpo do compressor, nenhuma lubrificação é necessária dentro da câmara de compressão.
Conseqüentemente, o ar comprimido é completamente isento de óleo. Os rotores e o corpo são fabricados com máxima precisão para
minimizar vazamentos de pressão para a entrada. A relação de pressão incorporada é limitada pela diferença de temperatura limite entre a entrada e a descarga.
É por isso que os compressores de parafuso isentos de óleo são, em muitos casos, construídos com vários estágios e resfriamento entre os estágios para alcançar pressões mais altas.
Como funcionam os compressores de parafuso com injeção de líquido?
Nos compressores de parafuso com injeção de líquido, um líquido é injetado na câmara de compressão e, em muitos casos,
nos rolamentos do compressor.
Sua função é resfriar e lubrificar as partes móveis do elemento do compressor, resfriar o ar que está sendo comprimido internamente e
reduzir o vazamento de retorno para a entrada. Atualmente, óleo é o líquido mais comumente injetado devido às suas boas propriedades de lubrificação
e vedação; no entanto, outros líquidos também são utilizados, por exemplo, água ou polímeros. Os elementos do compressor de parafuso com injeção de líquido podem
ser fabricados para altas relações de pressão, com um estágio de compressão geralmente sendo suficiente para elevar a pressão para 14 bar, e até mesmo 17 bar,
embora às custas de uma menor eficiência energética.